Google-Translate-ChineseGoogle-Translate-Portuguese to FrenchGoogle-Translate-Portuguese to GermanGoogle-Translate-Portuguese to ItalianGoogle-Translate-Portuguese to JapaneseGoogle-Translate-Portuguese to EnglishGoogle-Translate-Portuguese to RussianGoogle-Translate-Portuguese to Spanish

segunda-feira, 29 de novembro de 2010

Polpa de Tomate

   Comprei uns tomates até baratinhos e resolvi experimentar a fazer polpa de tomate e a pelá-los...algo que nunca tinha feito!!!
    Até é bastante fácil...


   Lavei os tomates,tirei-lhes a rama e fiz-lhes uma cruz na parte de baixo (só a cortar a pele).
   Num tacho quando a água estiver a ferver, coloca-se lá os tomates e deixa-se estar por alguns segundos (não deixe cozinhar o tomate). Vê-se a pele a levar.  Retiram-se para um recipiente com água fria e pela-se.

  Com este tomate fiz polpa de tomate caseira, na nossa bimby.




Ingredientes:
  • 1kg de tomates pelados
  • sal q.b.
  • pimenta q.b.
  • 2 folhas de louro


Preparação:

  1. Retirei o máximo de pevides possíveis e coloquei os tomates no copo da bimby.
  2. Reduzir os tomates a puré programando alguns segundo/vel 10.
  3. Temperar com sal, pimenta e 2 folhas de louro que se retiram no final. Programar 30min/varoma/colher inversa.
  4. Quando terminar, colocar em frascos esterilizados, volte-os de cabeça para baixo até arrefecer para criar vácuo.
  5. No final, pode guardar na dispensa até utilizar, e depois no frigorífico.
 
    Acho que é fácil de fazer mas que economicamente não é muito rentável...obviamente que depende do preço a que se compre os tomates.
    Mas sem dúvida alguma, que sempre que veja que compensa irei fazer, até porque é caseiro, não tem conservantes nem corantes, e é melhor em sabor.


   Como me sobrou um pouco do tomate pelado, decidi cortá-lo em pedaços, embalá-lo em vácuo e congelar.

   Aqui está algo que utilizo bastante e que, ao contrário da polpa de tomate, acho que compensa bastante economicamente. Claro está, dependendo do preço a que se compre os tomates. Eu costumo comprar das latas da marca Dia, é bastante prático, estão sempre à mãos e já pronto a usar, são bastante mais baratas do que outras marcas e boas. Mas assim, caseiro, saiu muito mais em conta e de igual utilização.

   Faço estas observações porque acho que o vosso interesse é o mesmo que o meu. Comer bem, poupar e tirar o maior proveito da bimby. Se nas demonstrações nos dizem que a bimby nos ajuda a poupa, então, e em tempos de crise, porque não aproveitar!!!

Beijinhos cheios de carinho!!!

Sem comentários:

Enviar um comentário