Google-Translate-ChineseGoogle-Translate-Portuguese to FrenchGoogle-Translate-Portuguese to GermanGoogle-Translate-Portuguese to ItalianGoogle-Translate-Portuguese to JapaneseGoogle-Translate-Portuguese to EnglishGoogle-Translate-Portuguese to RussianGoogle-Translate-Portuguese to Spanish

sexta-feira, 8 de abril de 2011

Horta doméstica

    Olá a todos/as, espero que esteja tudo bem com vocês! Para quem entra de férias aqui deixo votos para que sejam excelentes, com sol e descanso!!!

    Estive uns dias ausentes, mas não me esqueci de vocês, já vou colocar tudo em dia!!!
    Hoje trago-vos uma ideia que eu gostei muito e que decidi colocar em prática na minha casa. Eu vivo num apartamento e tal como muitas pessoas não temos um quintal ou terreno para cultivar algumas ervas bastante úteis para o dia-a-dia.

    Mas a maioria tem uma varanda, uma sacada, um parapeito ou até uma parede à qual não se dá utilidade, porque não reservar algum desse espaço para ervas e temperos? Há um pensamento, errado, que associa hortas a grandes espaços, e aí acabamos por desistir de ter uma por falta de espaço. Plantar e colher em casa manjericão, alecrim, hortelã, pimenta, salsa, orégão, cebolinho, tomilho e até tomate cereja é muito mais fácil do que parece.


    Além de ter ervas aromáticas à mão, com absoluta confiança na origem e na terra, uma horta doméstica pode ser mais um elemento de decoração e cheiros bastante agradáveis.

    Fui ai IKEA e comprei uns vasinhos bem jeitosos, duas calhas da BYGEL, e um saquinho de ganchos da mesma gama. Quando cheguei a casa, pedi ao J para me furar a parede na altura que eu queria, e o resto foi comigo.
    Pessoal, nada complicado, vasos de plástico com furos, um pouco de terra no fundo, colocar as mudas (aquelas que vimos à venda nos supermercados), encher com mais terra, aconchegue bem, regue, coloco dentro do vaso decorativo. Agarrei numa fita preta que tinha e dei um nó de cada lado, de forma a formar uma alça. Et Voilá...a minha horta está pronta, foi fácil e rápido. E......adorei :))))




     Aqui coloquei alecrim, manjericão, hissopo (substitui o sal nas saladas), salsa, tomilho e coentros, isto de cima para baixo....mas...agora que coloquei esta mini horta em casa, quando for ao IKEA novamente vou trazer mais um conjunto de vasos para poder colocar cebolinho e transferir a hortelã que tenho noutro vaso para a calha...fica muito melhor ali, está super giro, eu acho, estou tão contente....agora quando estiver a cozinhar já tenho as ervas sempre à mão e frescas...o sabor e o cheiro é completamente diferente.




    Espero que gostem da sugestão e que vos seja útil....para quem estiver interessado há mais ideias na internet. Há uns vasos próprios muito giros à venda mas, na minha opinião sai dispendioso!!! Há outras opções engraçadas e criativas :))))


   Beijocas!!!

3 comentários: